Dubai

Na nossa viagem à Tailândia, fizemos escala no Dubai, tanto na ida como na volta, permanecendo cerca de 5 horas no aeroporto.
Curiosa, quis dar uma voltinha pelo Dubai para ver as vistas... óbvio!

A primeira coisa a saber é que os portugueses não precisam de visto para entrar no Dubai. Logo, as saídas do aeroporto correram muito bem e sem qualquer percalço ou pagamento.
Quando combinei ir ter do com um amigo que estava a morar lá, perguntei se dava para ir ter com ele a pé ou se iríamos de táxi. Questão à qual ele me respondeu: "no Dubai não há "andar a pé" é tudo de táxi!
Realmente chegando lá... percebe-se que só se anda de táxi.
Primeiro é barato... muito barato, ou não estivéssemos nos Emirados Árabes Unidos = petróleo!!
E segundo porque ali tudo é enorme, gigante e megalómeno.
A sensação que se tem, é que tudo é à grande, mesmo à grande! As estradas tem 5 faixas, só se vê grandes carros, grande prédios, arranha-céus, hotéis e mais hotéis, luzes, luzes e luzes!
Na ida, apenas estivemos com ele no Hotel e dali tínhamos uma bela vista panorâmica sobre a cidade com vista para o Burj Khalifa.

Burj Khalifa


O Burj Khalifa está do meu lado esquerdo.
Não se vê nitidamente pois este nebulado que se observa... é uma tempestade de areia!
No regresso, ele recomendou apanharmos um táxi para irmos dar um volta pela cidade e pedirmos para ir do Burj Al Arab até ao Burj Khalifa. Foi o que fizemos, mas o taxista ainda nos levou a uma das famosa Palm Islands e ainda passámos pela marina do Dubai.


Burj Al Arab

Significa Torre das Arábias e é um luxuoso hotel - 7 estrelas - edificado sobre uma ilha artificial de areia, que levou dois anos para sua formação.
Foi construído para assemelhar-se com a vela de um dhow, um tipo de barco Árabe. O Burj Al Arab (vale a pena entrar no link e ver as fotografias do hotel) é operado pelo Jumeirah Group e foi construído por Said Khalil. Com 321 metros é a mais alta estrutura exclusivamente usada como hotel. No entanto, a Rose Tower, também no Dubai, já superou a altura do Burj Al Arab, e tirou este título após a sua abertura, em abril de 2008.
O Burj Al Arab é  uma estrutura ícone, desenvolvida para simbolizar a transformação urbana em Dubai e para imitar a vela de um barco, como já referi.
Uma noite, aqui ronda os 1100 €. Baratinho, baratinho!!!


A minha fraca foto do Burj Al Arab




Foto de divulgação

Burj Khalifa


O Burj Khalifa Bin Zayid, "Torre de Khalifa", anteriormente conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado, sendo a maior estrutura e, consequentemente, o maior arranha-céu já construído pelo homem, com 828 metros de altura e 160 andares habitáveis. A sua construção começou em 21 de Setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010.
O Burj Khalifa possui um posto de observação a 442 metros de altura.
A quantidade de energia elétrica usada no Burj Khalifa é equivalente ao gasto de 500 000 lâmpadas de 100 watts ao mesmo tempo e necessita de 1 000 000 litros de água por dia.
Visto de cima, o Burj Khalifa forma uma flor-de-lótus, sagrada no Oriente.
A partir do topo do edifício, é possível se avistar até mesmo países vizinhos aos Emirados Árabes Unidos, tais como o Irã e o Omã.
Foi rebaptizada, antigamente Burj Dubai, devido ao empréstimo feito por Khalifa bin Zayed Al Nahyan, xeque do emirado de Abu Dhabi, depois que este emprestou US$ 10 bilhões para evitar que Dubai desse um calote em investidores de uma de suas principais companhias, a Dubai World.
O edifício faz parte de uma área de 2 km² em desenvolvimento, chamada Downtown Burj Dubai.
O orçamento total do projeto do Burj Khalifa foi de de 1,5 bilhão de dólares e para toda a nova Downtown Dubai, 3 000 dólares.
O edifício tem 49 elevadores, dos quais uns são rápidos, apenas param, para além de nos de rés-do-chão e topo, nos andares 43, 76 e 123 e, os restantes são lentos, param em todos os andares a que sejam solicitados. Os andares 43, 76 e 123 servem para simplificar uma viagem aos andares mais altos do edifício, não fazendo com que se tenha de parar em todos, caso haja bastante movimento. Os elevadores de serviço possuem capacidade para 5,5 Kg, sendo os mais resistentes do mundo. O observatório possui elevadores de dois andares, com capacidade de 12 a 14 pessoas por cabine, e podem viajar a uma velocidade de até 10 metros por segundo.


Andares do Burj Khalifa

AndarFunção/Serviço
Do 160 ao topo
Manutenção
159
Estação radiofónica principal
158
Mesquita
156 e 157
Estações radiofónicas
155
Manutenção
Do 139 ao 154
Suites presidenciais e escritórios
Do 136 ao 138
Manutenção
Do 125 ao 135
Suites presidenciais e escritórios
124
Observatório sobre toda a cidade de Dubai.
123
Piso para mudança de elevador rápido para lento ou vice-versa
122
Restaurante - At. Mosphere
Do 111 ao 121
Suites presidenciais e escritórios
109 e 110
Manutenção
Do 77 ao 108
Habitações
76
Piso para mudança de elevador rápido para lento ou vice-versa
Do 73 ao 75
Manutenção
Do 44 ao 72
Habitações
43
Piso para mudança de elevador rápido para lento ou vice-versa
Do 40 ao 42
Manutenção
38 e 39
Hotel Armani - Suites
Do 19 ao 37
Hotel Armani - Quartos
17 e 18
Manutenção
Do 1 ao 16
Hotel Armani - Quartos
Rés-do-Chão
Hotel Armani
Átrio
Hotel Armani
B1-B2 (Subterrâneos)
Manutenção / Parque de Estacionamento


Comparação do Burj Khalifa com outras grandes estruturas.

Só vos digo...é brutal!! Adorava ter subido lá a cima!
Tentando fotografar todo o Burj Khalifa.

Não tenho grande angular que chegue para meter o Burj Khalifa na fotografia! Lamento...


Foto de divulgação
Palm Jumeirah

A Palm Jumeirah é uma das três ilhas chamadas as Palm Islands (Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira), que se estendem até o Golfo Pérsico, aumentando litoral de Dubai por um total de 520 quilômetros. A Palm Jumeirah é a menor e a original de três Palm Islands em desenvolvimento e está localizado na área costeira de Jumeirah do emirado de Dubai.

A Palm Jumeirah tem a forma de uma palmeira. Trata-se de um tronco, uma coroa com 16 folhas, e uma ilha circundante crescente que faz uns 11 quilômetros de comprimento do quebra-mar. A ilha é de 5 por 5 km e sua área total é maior do que 800 campos de futebol. A coroa está ligada ao continente por uma ponte de 300 metros e por um túnel debaixo de água (nós fizemos o túnel).

É como digo, é tudo grande, em grande e à grande!

Foto divulgação

Foto divulgação


Foto divulgação

No total, foram 10 horinhas no Dubai e deu para ter uma muito pequena e geral ideia do Dubai. Só lá volto, com todo o gosto, se for grátis ou novamente de passagem.


Comentários